Você está aqui: Página Inicial Notícias Aula Magna com Sérgio Mascarenhas no ICMC (28/03/12)

Aula Magna com Sérgio Mascarenhas no ICMC (28/03/12)

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos promove anualmente sua tradicional Aula Magna, que neste ano será proferida pelo Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O evento será realizado na quarta-feira, dia 28 de março, a partir das 14h30, no Auditório Pau-Brasil (Bloco ICMC-6).

Intitulada O big-bang do Conhecimento do Sec XXI, a aula descreve o grande cenário histórico-cultural da interaçāo transdisciplinar entre os saberes que levaram da geometria grega à física, à química, à biologia e à termodinâmica dos processos irreversíveis e de volta porém a uma nova geometria. As grandes quebras dos paradigmas e os paradoxos da incerteza que levaram à atual metamatemática e uma nova epistemologia. A discussão também envolve o papel e a estrutura conceitual da inovação neste novo cenário da globalização para o desenvolvimento do Brasil.

Sérgio Mascarenhas é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), presidente honorário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ex-professor visitante em Harvard, MIT, Princeton e fellow no Instituto de Estudos Avançados de Princeton.

O ICMC fica no Campus 1, Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Mais informações: