Você está aqui: Página Inicial Notícias Jesús Martin-Barbero funda primeira cátedra da Unila de 2011

Jesús Martin-Barbero funda primeira cátedra da Unila de 2011

Está marcada para os dias 1, 2 e 3 de março a instalação da Cátedra Latino-americana Carlos Quijano de Comunicação, Democracia e Cidadania

Promovida pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea) da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), a cátedra será fundada por Jesús Martin-Barbero. O evento acontece na sede provisória da Unila, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

O pesquisador, radicado na Colômbia, irá falar, entre outros assuntos, sobre a reorganização do sentido de espaço, a reprodução simultânea do tempo nos fluxos da imagem e os novos modos de comunicar a transformação da cidadania. Como patrono da cátedra foi escolhido o uruguaio Carlos Quijano, que deixou um importante legado para o jornalismo e a militância política latino-americana.

Paralelamente ao evento acontece a segunda reunião do Grupo de Trabalho de Comunicação da Unila, que irá discutir linhas e projetos de pesquisas para os cursos de graduação e pós-graduação que serão implantados na instituição no futuro.

A Cátedra Carlos Quijano de Comunicação, Democracia e Cidadania é voltada para alunos dos programas de pós-graduação e também para pesquisadores e profissionais de Comunicação. As inscrições para as 50 vagas do evento já estão abertas e devem ser realizadas, através do e-mail imea@unila.edu.br

É necessário enviar os dados pessoais (nome completo, número de CPF, RG ou passaporte, endereço completo, e-mail e telefones) e dados acadêmicos (instituição de ensino, programa de pós-graduação e vínculo institucional).

Um pesquisador de difícil definição

Para o pesquisador de Comunicação e professor da Unila, Eduardo Vizer, o catedrático Jesús Martin-Barbero é um estudioso de difícil definição. Segundo seu currículo acadêmico, ele é comunicólogo, filósofo, investigador da cultura, pós-doutor em Antropologia e Semiótica, teórico da comunicação e autodefinido como "cartógrafo".

"Com seu livro de 1987, 'De los medios a las mediaciones: comunicación, cultura y hegemonia', Barbero colocou a América Latina no mapa internacional dos estudos da Comunicação e da Cultura", relata.

Junto ao antropólogo argentino Néstor García Canclini e a alguns outros, ele representou o avanço de um pensamento que situa os meios de comunicação como um espaço de encontro de múltiplas redes de poder. Ao mesmo tempo, o pesquisador alertou sobre a ideia do "grande mediador", que transforma a sociedade em mercado.

Jesús Martin-Barbero também introduziu a noção de mediação, que representa uma transformação fundamental nas teorias de investigação. "As instituições tradicionais - escola, família, igreja, bairro - passam a ser consideradas agentes de mediação sociocultural, assim como também os novos atores dos movimentos sociais - movimentos étnicos, de gênero, de direitos humanos e ecológicos", explica Vizer.

Todos eles introduzem novos sentidos e novos usos sociais dos meios de comunicação, aos quais se agregam as já não tão "novas" tecnologias de informação e comunicação (TICs), que redefinem e reconstituem as redes de relações humanas no espaço virtual e nas novas temporalidades da instantaneidade digital.

(Assessoria de Comunicação da Unila)

Fonte: JC e-mail 4190, de 01 de Fevereiro de 2011.

« Junho 2020 »
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
14151617181920
Previsão do Tempo - São Carlos - SP
Localização São Carlos - SP
Veja a cidade de São Carlos e o trajeto vindo de São Paulo no Google Maps.
Localização UFSCar
Veja a cidade de São Carlos e o trajeto do Terminal Rodoviário para a UFSCar no Google Maps.