Você está aqui: Página Inicial Notícias Palestra: Pesquisa e inovação em medicamentos no Brasil: os desafios para reduzir nossa dependência externa

Palestrante: João Batista Calixto (Departamento de Farmacologia / UFSC)

Data: 20/03/2012, as 19hs

Local: Auditório do IFSC - Campus I da USP/São Carlos

O desenvolvimento de novas drogas é um processo longo, caro e de alto risco. Apesar dos avanços científicos recentes, e de o Brasil estar entre os 10 maiores mercados de medicamento do mundo, as empresas farmacêuticas brasileiras dependem em grande escala da importação de princípios ativos. Entre os entraves para a inovação no setor farmacêutico no Brasil estão a dificuldade para se estabelecer interações entre indústria e universidade, a burocracia nas agencias regulatórias, baixa concentração de cientistas nas indústrias e, a ausência de institutos de pesquisa e inovação no país.
Nas últimas décadas, o nosso grupo de pesquisa na UFSC estabeleu várias colaborações com a maioria das empresas brasileiras de produtos farmacêuticos, tentando desenvolver novos medicamentos, especialmente aqueles derivados de produtos naturais, notadamento de plantas da nossa biodiversidade. Apresentaremos alguns casos de sucesso que surgiram a partir de tais parcerias.
O esforço recente de vários ministérios, para estimular a inovação, e a criação da política industrial brasileira, traz esperanças, de que o Brasil, poderá superar o atual cenário, e se tornar a médio e longo prazo, um pais autossuficiente na produção dos seus medicamentos essenciais, fator que terá certamente grande impacto econômico e social, com reflexos diretos no sistema único de saúde.