Você está aqui: Página Inicial Notícias Programação do 1o. SBCTS

Programação do 1o. SBCTS

Entre os dias 14 e 16 de junho, acontece na UFSCar o 1º. Seminário Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Sociedade (1º. SBCTS), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) e Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCar. O evento tem como objetivo promover o encontro de docentes e pesquisadores que estejam trabalhando direta ou indiretamente com estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), de modo a propiciar o intercâmbio e o debate de ideias na área, bem como o compartilhamento das experiências de pesquisa.

A programação conta com as conferências ministradas pelos professores Pablo Kreimer, da Universidade Nacional de Quilmes (Argentina) com o tema “Los estudios sociales de la ciencia en la tecnología: perspectivas y desafios actuales” e Tamara Benakouche, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o tema “A teoria sociológica diante dos estudos em ciência, tecnologia e sociedade”. As mesas-redondas abordam os seguintes temas: "O Campo CTS no Brasil", com a coordenação de Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi (UFSCar) e participação de Ivan Marques (UFRJ), Rodrigo Ribeiro (UFMG) e Gilson Queluz (UFTPR); "Panorama atual das Políticas de Ciência e Tecnologia", com a coordenação de Maria Teresa Miceli Kerbauy (UNESP), com participação de Maíra Baumgarten (UFRGS), Renato Dagnino (UNICAMP) e Fernanda Sobral (UNB); "Culturas contemporâneas e a produção do conhecimento", com a coordenação de Thales Haddad Novaes de Andrade (UFSCar), com participação de Carlos Saldanha (FIOCRUZ), Marko Monteiro (UNICAMP) e Pedro Ferreira (UNICAMP); "Regulação das tecnologias emergentes", com a coordenação de Camila Carneiro Dias Rigolin (UFSCar), com participação de Michelangelo Trigueiro (UnB), Julia Guivant (UFSC), Maria Conceição da Costa (UNICAMP) e "Temas transversais em CTS", com a coordenação de Valdemir Miotello (UFSCar), com participação de Cidoval Morais de Souza (UEPB), Danilo Rothberg (UNESP), Luciana Togeiro (UNESP). Haverá também as Sessões Orais, com as apresentações dos trabalhos aprovados pelo Comitê científico.

Mais informações sobre a programação são encontradas no site do 1º. SBCTS. Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail sbcts2011@gmail.com.