Idéias pedagógicas em movimento: produção de saberes na Escola Normal Secundária de São Carlos
Alessandra Arce e Ana Clara Bortoleto Nery (orgs.)
Sumário
Apresentação
Prefácio
Algumas palavras iniciais a esta obra
Introdução
Capítulo 1
Escola Normal Secundária de São Carlos: espaço de produção
e circulação de saberes
Ana Clara Bortoleto Nery
Capítulo 2
O Grêmio Normalista Vinte e Dois de Março e o ideal de
formação de professores divulgado pelo periódico dos alunos
da Escola Normal Secundária de São Carlos
Emerson Correia da Silva
Capítulo 3
Escola Normal Secundária de São Carlos e outras escolas
normais do Brasil e de Portugal (1906-1927)
Áurea Esteves Serra
Capítulo 4
As ideias pedagógicas em movimento: o Livro de Ouro da
antiga Escola Normal Secundária de São Carlos
Alessandra Arce, Michele Varotto e Thais Manieri
Capítulo 5
Pestalozzi e Froebel e a divulgação de suas ideias
educacionais nos periódicos da antiga Escola Normal
Secundária de São Carlos
Alessandra Arce, Michele Varotto e Debora C. Candian
Capítulo 6
A presença das concepções educacionais de John Dewey na
antiga Escola Normal Secundária de São Carlos:
apropriações dos normalistas e lentes da instituição
Michele Varotto e Alessandra Arce
Capítulo 7
José Scaramelli e sua coleção Escola Nova Brasileira: pistas
para apreensão das ideias pedagógicas escolanovistas no
interior da antiga Escola Normal Secundária de São Carlos
Merilin Baldan e Alessandra Arce
Capítulo 8
Professor João Augusto Toledo na Revista da Escola Normal
de São Carlos: temas e motivos
Carlos Monarcha
Capítulo 9
A Coleção Biblioteca de Educação e sua importância para o
cenário educacional brasileiro
Priscila Marília de Oliveira e Alessandra Arce
Capítulo 10
A biblioteca da Escola Normal Secundária de São Carlos:
contribuições para a preservação de acervos escolares
Carlos Roberto Massao Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
Hayashi, Alessandra Arce, Camila Chiari e Marcela Menochelli
Sobre os autores