Movimento estudantil: história e memória do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO)
Movimento estudantil: história e memória do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO)
Autoras: Maria Cristina Innocentini Hayashi e Mariangela de Lello Vicino
Este livro é resultado de pesquisas que objetivaram investigar e resgatar a atuação do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO) – entidade estudantil dos alunos do campus USP de São Carlos, no período 1953-1990 –, relacionando-a com a trajetória de lutas do Movimento Estudantil. Um estudo teórico-conceitual do Movimento Estudantil inicia o livro, seguido da apresentação de um quadro histórico do país e da atuação dos estudantes, destacando o cenário local e institucional em que se desenrolou a história do CAASO. Com base em fontes primárias, esta obra focaliza as lutas e a imprensa estudantil do CAASO, recupera a história e a memória deste centro acadêmico e do Movimento Estudantil no período compreendido pela pesquisa.
SUMÁRIO
Apresentação
Prefácio
Introdução
1 Teorias e histórias do movimento estudantil
1.1 Reflexões teóricas sobre o Movimento Estudantil
1.2 O Brasil no período 1953-1963: contextualização histórica
1.3 A trajetória do Movimento Estudantil: dos primórdios até o
golpe de 1964
1.4 As lutas gerais do Movimento Estudantil: da década de 1950 até a
reconstrução da UNE
2 O cenário local
2.1 Um olhar sobre a cidade de São Carlos
2.2 Contexto histórico da criação da Escola de Engenharia de São Carlos
3 A trajetória de lutas do CAASO
3.1 Da criação à consolidação do Caaso como entidade representativa
dos estudantes de engenharia de São Carlos: 1953-1965
3.2 Modificações nos estatutos: 1953-1965 e 1974-1981
3.3 A participação do Caaso nas lutas estudantis no período 1953-1990
4 Imprensa estudantil do CAASO: O Neftur e o serviço de radiofusão
4.1 A imprensa estudantil no Brasil
4.2 Neftur, o primeiro jornal do Caaso
4.3 O Serviço de Radiodifusão do Caaso
4.4 A imprensa estudantil do Caaso
4.5 O papel da imprensa estudantil do Caaso
5 Em modo de Conclusão
Fontes e Referências
Anexo 1
Sobre as autoras